quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Onde fui amarrar meu bode…

Tem épocas na vida da gente em que tudo foge do controle, o caos se instala em nossa rotina e nada – absolutamente nada – parece dar certo ou depender de nossa vontade. Tive algumas épocas assim: a faculdade de Belas Artes, o período de serviço militar (obrigatório, diga-se), meu início de namoro com a Cátia…

Olhando hoje, parecem-me situações extremamente divertidas. Mas na época fiquei quase louco.

Pois bem, 2010 foi uma dessas épocas.

Não vou entrar em detalhes sobre o quanto fiquei maluco com o trabalho, em casa ou no teatro. Foi uma zona em muitos momentos, mas todos sobrevivemos.

Vou falar é de gibi. No caso, do Gibi Rasgado.

Há muito tempo minha esposa insistia para que eu voltasse a escrever. Pior, insistia para que eu fizesse um blog. Eu não dava nem bola. Não sei o motivo, simplesmente não queria voltar a escrever.

Cada vez mais insatisfeito e frustrado com o marasmo da minha pacata vidinha, resolvi dar uma arejada e me inscrevi em um curso à distância de roteiro de quadrinhos pelo SENAC.

O curso foi apenas satisfatório, mas o que ele desencadeou…

Foi no curso que conheci o Lucas Pimenta. Baiano do bom, entendedor de quadrinhos como poucos.

Ele leu a análise que fiz sobre A Noite dos Palhaços Mudos e começou a botar pilha. A Cátia leu as mensagens que ele me escrevia e os dois, nesse infernal mundo digital, começaram a me encher o saco pra fazer o desgraçado do blog.

E foi assim que o Gibi Rasgado nasceu. No começo com algumas crônicas também, ainda sem uma cara própria. Depois virou um blog de quadrinhos e só. E é o que ele é.

E onde um blog sobre gibis pode mudar a vida de um bancário modorrento? Pois bem, foi graças ao curso, ao blog, a Catia e ao Lucas que definitivamente voltei a me envolver com quadrinhos, após uma década fazendo apenas teatro.

E está sendo uma das melhores viagens que já fiz. E por incrível que pareça, de cabeça limpa.

No caminho cruzei com o mineiro Wellington Srbek, roteirista tarimbado no mundo dos quadrinhos e que já conhecia graças a sua parceria com o Mestre Colin em Estórias Gerais. Apesar da distância nos tornamos amigos e é outro cara a quem eu e o Gibi Rasgado devemos muito.

Srbek não é apenas um bom roteirista, é um ótimo ser humano. Daqueles com quem a gente sente orgulho de conversar.

Conheci também um bocado de gente bacana. Comecei a frequentar a HQMix e a bater papo com o Gual, a Dani e o Floreal, outros que sempre divulgam o Gibi Rasgado. No processo acabei conhecendo o Will, o Gustavo Duarte e um monte de gente que batalha todo dia para que esse negócio chamado quadrinhos funcione de verdade no Brasil.

O Lucas (que virou padrinho do blog e acabou ganhando um irmão paulista) me apresentou aos cangaceiros Marcelo, Serjão e Portilho, que juntos estão preparando o Quadro a Quadro, site especializado em quadrinhos que estréia em janeiro próximo.

Desses eu nem sei o que dizer. Conversamos todos os dias. Não dá pra mensurar o tanto que já aprendi. Além das sinceras gargalhadas.

Disseram que estou participando do Quadro a Quadro. Aimeudeusdocéu…

E nisso o blog foi tomando forma. O Roger Cruz colocou o Gibi Rasgado no topo de sua lista sobre o que foi resenhado sobre o Xampú. O Wellington já publicou duas matérias elogiando o Gibi Rasgado. As pessoas começaram a seguir e a colocar links também em seus blogs. O Gustavo Duarte postou no Twiter. O Mundo Digital ajudou a divulgar. E quando eu vi já tinha um monte de gente acessando, sugerindo, criticando e elogiando.

E aí eu percebi que a coisa estava totalmente fora de controle. E adorei isso.

Não tenho como pagar essa dívida.

Então resolvi agradecer a todos e ofereço minhas sinceras desculpas se me esqueci de alguém.

Para o ano que vem vai ter um monte de novidades: novo endereço (sem esse imbecil culto a personalidade aí da tua barra de endereços, onde já se viu um blog ter o nome de Lillo…), a estréia do Quadro a Quadro, talvez algum roteiro meu…

E algumas coisas não vão mudar: a graúna vai continuar por ali (nada mais coerente pra quem tem um Fradim tatuado no braço), continuaremos – por opção – sem patrocínio algum e as resenhas continuarão compartilhando minhas sensações sobre aquilo que leio…

O Gibi Rasgado volta em 10 de janeiro, porque eu também sou filho de Deus e pretendo passar os próximos dias olhando anjinho barroco e rezando em igreja com quase 300 anos.

Então a todos que visitam o blog semanalmente, àqueles que só entram de vez em quando ou mesmo quem está passeando por aqui pela primeira vez, um ótimo natal e um frutífero 2011.

Porque esse troço chamado gibi é uma das coisas mais sérias entre todas as coisas que dão prazer na gente.

Lillo – 23/12/2010.

3 comentários:

  1. É quase uma heresia eu ter tanta importância assim nesse blog.

    Padrinho é mais responsabilidade do que eu aguento...
    Afinal, não aguento nem comigo...

    Lucas Pimenta, ganhou um presentaço em 2010... Um amigo... Um irmão! Que segue essa vida quadrinística na mesma luta...

    O Lucas não entende tanto de quadrinho assim... Mas aceita feliz essa responsabilidade... Ganhou um irmão e deu ao mundo um excelente escritor... de quadrinhos e sobre quadrinhos!

    2010 e o Gibi Rasgado tiveram a melhor resenha de Taxi e Có, como afirmou o próprio autor.

    2010 Preparou o terreno do quadro a quadro.. Que orgulha-se de ter o Lillo como membro...

    Em 2011, queremnos o Gibi Rasgado no Quadro a Quadro... como irmãos... que são!

    Em 2011... Quero esse irmão na Bahia...

    Seja bem vindo.
    Aguardamos.

    Obrigado meu amigo.
    Grande abraço do seu irmão da Boa Terra.

    Lucas Pimenta

    ResponderExcluir
  2. Lillo;

    Ter meu nome citado no Gibi Rasgado da forma que você fez, me enche de alegria. Afinal foi através de seus olhos e palavras que conheci Có e Taxi - cujos exemplares autografados fazem parte da minha coleção.

    Através de sua sensibilidade e habilidade com as palavras também encontrei um norte para minha escrita, que espero exercitar muito no quadro-a-quadro. Como digo sempre: quando crescer quero ser que nem você!

    E mesmo sabendo que vai ser difícil conseguir, tentar vai ser a maior viagem... :-)

    2010 foi um ano confuso pra mim, mas no meio da confusão um farol se acendeu através dessa coisa louca que são as HQs. Fico muito feliz que cada um de nós possa iluminar um pouco as trilhas e caminhos dos outros.

    Que venha 2011, com muito mais Gibi Rasgado, Quadro-a-quadro e sua HQ. Que nossos laços fraternos se fortaleçam em 2011 e que através desta amizade consigamos promover nossa paixão em comum: a nona arte!

    Grande abraço!

    Sergio Barretto

    ResponderExcluir