quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O Holocausto: introdução ao horror

a_buscaAcabei de ler A Busca ( Eric Heuvel – Ruud van der Rol – Lies Schippers ), da Quadrinhos na Cia. O gibi não estava na minha lista de aquisições de julho mas praticamente caiu em meu colo. Como nunca fui de deixar de ler um gibi, aproveitei.

Confesso que esperava mais.

A Cia das Letras tem contribuído em muito com o mercado de quadrinhos nacional. Basta ver a recente publicação de Cachalote, de Daniel Galera e Rafael Coutinho. Preferências à parte, foi um ato editorial corajoso e ainda vamos ter que esperar algumas dezenas de meses para avaliar o impacto disso nas demais editoras e como elas se comportarão com os talentos nacionais.

Isto posto, voltemos ao bom A Busca.

O gibi conta a história de uma menina de 16 anos e sua aventura na fuga pela sobrevivência num mundo que estava totalmente fora de controle. No caso a Alemanha nazista, uma menina judia e os infames campos de extermínio de Hitler.

O roteiro é desenvolvido à partir das memórias da fugitiva já em sua velhice. Numa boa estrutura narrativa, Esther – a nossa heroína – parte em busca de respostas sobre seu passado e dos seus pais mundo afora, visitando pessoas e lugares que, de uma forma ou de outra, estavam ligados àquele período.

Os desenhos seguem o tom cartunesco das escolas européias (o gibi é holandês) e embora não seja o mais original dos traços, serve muito bem a seus propósitos.

E é aí que eu esperava mais. A embalagem bonita, os desenhos bacanas e a sinopse na última capa anunciam uma ótima história. Influenciado pela leitura do momento (Che, de Oesterheld) esperava encontrar um gibi denso mas deparei-me com um ótimo álbum introdutório sobre o Holocausto, claramente destinado à crianças e adolescentes. Que fala sobre a ferida de forma honesta, mas sem explorar textualmente ou graficamente os verdadeiros horrores cometidos contra os judeus.

Os quadros são altamente explicativos, se limitando muitas vezes exclusivamente à ilustração dos textos, comprometendo o andamento da história. Por outro lado, o caminho estético adotado funciona perfeitamente ao caráter educativo da obra, a transformando numa ótima opção didática sobre a 2ª Guerra e o Holocausto.

Pecado nenhum até aí. Mas meu padrão comparativo no tema é o surpreendente Maus, de Art Spiegelman. E aí The%20Complete%20Mausa coisa parte para o campo da covardia. Poucos gibis na história da história em quadrinhos estão no mesmo patamar que a obra de Spiegelman.

Não sei se vale os 33 paus investidos, mas se você tiver filhos entre 07 e 12 anos que curtam gibis, compre. Será uma ótima leitura para os miúdos.

E quando eles crescerem mais um pouco, mostre a eles a mais contundente história já feita sobre o Holocausto…

Nenhum comentário:

Postar um comentário