quinta-feira, 22 de julho de 2010

Aquisições em Julho

Férias do Teatro! Para aqueles que não sabem, sou ator também. Sou integrante do Teatro Popular União e Olho Vivo há 10 anos. Nos apresentamos na periferia de São Paulo gratuitamente há 44 anos.

Mas esse não é um post sobre o teatro, pelo menos ainda não. Acontece que em julho entramos em férias e eu tenho 04 finais de semana livres. Não parece muito, mas é.

E daí eu aproveito pra tirar um pouco do atraso, ou seja, leio o mês inteiro. E o mês ainda nem acabou e olha só onde eu me meti:

1. Overdose de muleque hiperativo

calvinCalvin é um clássico. Só pode ser classificado de genial por falta de adjetivo melhor em nossa língua. Altamente recomendável para crianças com idade entre 07 e 90 anos.

E eu resolvi comprar 03 de uma só vez!

como tudo começouDeu tilt

2. Papo Cabeça

cheComprei Che, sugestão do amigo Lucas “Korak” Pimenta, um dos colaboradores do Projeto Continuum e também um dos mentores do futuro Quadro a Quadro (vocês ainda ouvirão falar muito nisso).

Todas as opiniões anteriores foram extremamente passionais – ou a chamavam de panfletária ou de genial, dependendo da opção política do perguntado. O Lucas foi o único que apresentou um argumento irrefutável. Com a palavra o mestre Korak: “é inegável a qualidade do seu texto (Oesterheld, o roteirista), do domínio de narrativa... Do conhecimento absoluto de como fazer uma ótima HQ...”

Junto com Che, comprei também Três Dedos: Um Escândalo Animado. Li as críticas na época do lançamento e me interessei, mas o preço não tava bacana. Então cruzei com ele numa promoção na Internet…

Ainda não li, mas o trailer é absurdamente bom:


3. Para Aprender Mais

quadradosSemanas atrás, escrevi sobre o livro Quadrinhos Dourados, do Professor Diamantino da Silva. Agora, depois de ter lido o livro há 20 anos, achei num sebo Quadrinhos para Quadrados, do mesmo autor.

Não deu pra resistir. Não dá pra gastar 50 conto em uma edição encardenada, com papel afrescalhado e prefácio do professor pardal e não investir 15 numa preciosidade dessas. Leitura obrigatória para os amantes de quadrinhos.

4.   Quem disse que Herói Nacional não pode?

Tem alguns caras que são inclassificáveis. Um deles é o Wellington Srbek, autor do já clássico Estórias Gerais, que além de possuir um roteiro magnífico, foi desenhada pelo Mestre Flavio Colin.

O blog do Wellington – o Mais Quadrinhos – é um daqueles lugares na Net onde você pode adquirir conhecimento de alta qualidade sem pagar nada por isso.

É lá que entro quase diariamente no último ano e onde tenho aprendido muito. O Wellington é do tipo que não deixa um único comentário sem resposta e tem sempre algo a oferecer a favor dos quadrinhos, sobretudo os nacionais.

Foi lá também que conheci o Solar, super herói de autoria do Srbek. Gostei das matérias, das críticas e comentários. Só faltava conhecer os quadrinhos.

SOLAR-SoloSagradoSOLAR_Capa

4. E para livrar a cara…

Daí entramos na Livraria Saraiva, eu e minha esposa.

Por incrível que pareça, ela veio me perguntar sobre um gibi, no caso, um gibi pouco convencional: Diário de um Banana.

diario_de_um_bananaNão pensei duas vezes. Emendei de primeira uma das minhas Papagaio de Pirata (quando você repete literalmete aquilo que ouviu, sem saber extamente do que tá falando):

- Meu amor, é genial. Não comprei ainda porque tava caro.

Tô falando… Um dia eu chego e encontro a casa pelada e num envelope jogado no chão os papéis do divórcio…

 

Enfim, o mês promete…

2 comentários:

  1. Muito legal ser um marcador numa postagem, ainda mais dividindo espaço com o Calvin e o Che!

    ResponderExcluir
  2. Cara, você merece.
    Já li Solar e achei fantástico. Vamos conversar mais a respeito.
    Grande abraço Mestre!

    ResponderExcluir