sábado, 4 de fevereiro de 2012

E agora José?

Nunca poderia imaginar a encrenca em que eu estava me metendo.

É sério. E bastante sincero também.

Aliás, esta é uma postagem sincera, destinada aos amigos que visitam este blog e a quem eu devo muito.

Quando fiz este blog, há dezoito meses, tudo o que eu queria era voltar a escrever e se no processo acabasse ganhando um gibis de graça, ótimo.

Mas na prática o que aconteceu foi bem diferente.

Este blog me apresentou um monte de gente. Gente de São Paulo, com quem sempre bato papos deliciosos, gente da Bahia e de Minas, que tomei por irmãos, gente do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro…

amigos

Este blog me apresentou os quadrinhos do país inteiro e foi indicado ao HQMix (por essa eu realmente não esperava), minhas resenhas criaram amizades e estreitaram as já existentes, sabe-se lá como, atravessaram o mar e foram publicadas em Portugal (com português de lá, ora pois sim), viraram releases oficiais e apareceram até em orelha de livro.

E quando percebi, estava novamente me acostumando com o apelido resgatado da infância. Aqui em casa, no teatro e no trabalho, todos me conhecem e me chamam de Will, apelido que aboli quando criei o GR, afinal, já existia um cara com esse nome nos quadrinhos. Achava que no máximo uma meia dúzia de pessoas me chamariam de Lillo…

Mas da infância, não foi apenas o apelido que foi resgatado. O GR também resgatou alguns sonhos e me deu a oportunidade de realizá-los.

Aos 14 anos eu sabia que um dia seria ator. Era uma certeza.

E fui durante 20 anos, metade da minha vida.

Mas aos 11, tudo o que eu queria era ser desenhista de gibi. O tempo se encarregou de me mostrar que eu desenhava mal pra cacete. A vida se encarregou do resto e o tal sonho ficou guardado dentro daquelas caixas empoeiradas da memória, as mesmas que dificilmente abrimos. E quando a abrimos apenas percebemos que envelhecemos, nos defendendo da frustração de um um sonho perdido com a clássica frase “como eu era besta, imagina, ser desenhista de gibi!”.

assinandoComo disse, eu desenho mal. Mas escrevo bem, ao que parece.

E o GR – de uma maneira estranha – acabou levando meu nome às páginas de um gibi.

E esse é o principal motivo desta postagem.

2011 foi um ano fantástico, mas 2012 já começou chutando a porta.

Ainda no FIQ, sob o efeito do lançamento de Sonho de Uma Noite de Verão, fui surpreendido pelo amigo (e meu editor) Wellington Srbek com um novo convite. Ele me perguntou se eu estaria interessado em escrever um segundo volume para a coleção Shakespeare em Quadrinhos. É claro que eu estava.

E foi assim que me enfiei na produção de A Tempestade, a última peça do dramaturgo inglês. A vítima da vez em me aturar e dar forma às minhas pirações é o excelente Jefferson Costa.

Só que a coisa não pára por aí. Eu e o Will (isso vai dar uma confusão na noite de autógrafos) temos um trampo pra fazer nesse ano.

E já tá pintando alguns outros projetos.

Ou seja, não me tornei desenhista de gibis como queria na tenra infância, mas definitivamente acabei virando um roteirista. Pelo menos enquanto as pessoas continuarem acreditando e gostando do meu trabalho.

Mas isso tem um preço. E para minha infelicidade, ele não é baixo.

Por conta dos compromissos, o GR vai precisar mudar. Ficou praticamente impossível tratá-lo com o carinho e periodicidade que eu gostaria.

Então tive que fazer algumas escolhas.

O GR não vai sumir, mas vai mudar o foco.

Minhas resenhas semanais continuarão existindo, mas agora serão publicadas apenas no Quadro a Quadro.

Já no GR as atualizações não serão tão frequentes, embora eu espere publicar algo ao menos quinzenalmente. E confirmando uma tendência que permeou minhas publicações em 2011, o GR vai, prioritariamente, falar sobre o mercado independente.

E o espaço continuará democrático. Então, ao pessoal de quadrinhos que estiver interessado em divulgar seu trampo, basta enviar o material para gibirasgado@gmail.com.

Peço desculpas a todos e agradeço sinceramente aos amigos que acompanharam o GR durante esse tempo todo, embora conte também com a presença de vocês nessa nova fase.

E é isso. E agora chega, porque sou chorão…

14 comentários:

  1. Bah!
    E eu que estava de visita recente no blog, agora com essa notícia quebra minhas pernas e expectativas quanto às futuras postagens a aguardar.
    Mas se ocorre, e é por uma excelente causa (e com certeza é) parabéns, e continuaremos acompanhando na mídia ou endereço eletrônico que for.
    Sucesso.

    As postagens antigas ainda vão continuar sendo fator importante na definição das minhas próximas aquisições em quadrinhos nos próximos meses.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Marcel!
      Meu velho, é sim uma excelente causa. Algo que estou buscando e trabalhando firme pra conseguir. Mas pode ficar tranquilo que as resenhas continuarão acontecendo lá no QaQ (hoje mesmo postei uma por lá, é só acessar o banner ai do lado). E aqui eu pretendo criar um espaço legal, de divulgação daqueles que fazem quadrinhos longe dos holofotes. Então, fique a vontade para aparecer por aqui ou me cobrar via facebook.
      Grande abraço meu velho!

      Excluir
  2. Pois é, caboclo! Achou que ia escrever bem impunemente? É a vida, meu chapa: sempre com surpresas a nos apresentar - e quando temos sorte, essas surpresas são boas!
    Mas como você continuará com os textos para o QaQ, acho que esta parcial desativação no GR não será algo ruim, e abrirá espaço para você se dedicar aos roteiros - e algo me diz que você veio para ficar e terá muitos quadrinhos a nos apresentar (só falta mesmo tomar juízo e parar de fumar...).
    "E agora, José?", bom, agora a festa não acabou, só está começando - sinceramente, eu espero!
    Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wellington, meu amigo.
      Você é um dos caras que há mais tempo acompanham o GR e uma das pessoas mais próximas dessa minha (ainda curta) trajetória. Além de ser o responsável por acreditar que um blogueiro podia escrever um gibi. Sim, é bem estranho como o mundo se move e algumas surpresas realmente mudam sua vida. Você é uma dessas boas surpresas que a vida coloca em nosso caminho, meu caro.
      Só tenho a agradecer sua confiança e amizade.
      Um grande abraço!

      Excluir
  3. O GR entrou para a histórias dos blogs sobre quadrinhos no Brasil... Não fará falta, pois não deixará de existir...
    E o melhor é que vai entrar num campo que é pouco divulgado no Brasil...
    Essas novas resenhas vai colocar muita gente nos holofotes...
    O sucesso vai permanecer...
    Parabéns pelos novos caminhos...

    Um abraço do seu irmão caçula!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, meu irmão...
      Você esteve nessa desde o inicio. Foi você quem me convenceu a criar o GR e sempre apoiou minhas decisões, inclusive essa.
      E foi você que criou o QaQ e me arrastou pra essa nossa piração. Como já te disse antes, tenho certeza de que daqui há 20, 30 anos, ainda estaremos trabalhando juntos em muitos projetos.
      Um grande abraço por tudo o que você já fez por mim.
      Do seu irmao mais chato.

      Excluir
  4. E o cara pagou, naquela noite, a cerveja daquela galera toda na foto!!! Grande Lillo, parabéns!! Tu merece!!!
    Abs! Alexandre
    Qualidade em Quadrinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tava feliz!
      Quando fico feliz fico generoso com as bebidas!!!
      Valeu Alexandre, foi um ano fantástico (para todos nós, não?) e aquela noite foi mágica.
      Obrigado pela força, sempre!

      Excluir
  5. Não conhecia o Blog,mas sim seu trabalho,gostei muito de Sonhos...tua historia vem de encontro a minha,apenas uns anos antes....agora q minha filha cresceu,ja adquiri minha casa,vou dar aquele segundo passo...o desenho não e meu amigo do peit tambem,,,,,estou estudando sempre q possivel....grande abraço,sucesso e força....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu meu velho!
      O segredo é esse mesmo: estudar e perseverar sempre!
      E se é a sua vontade, dê o segundo passo. Posso te garantir, as vezes a vida nos surpreende.
      Grande abraço!

      Excluir
  6. Grande Will, quer dizer, Lillo. Você merece irmão! Muita merda procê! Fico feliz com seu novo caminho.
    Bejundas!

    ResponderExcluir
  7. A vida é o que nos acontece enquanto fazemos outros planos ja disse Lennon!

    ResponderExcluir
  8. Meus parabéns...os bons trabalhos merecem o reconhecimento...e boa sorte em sua nova empreitada, pois você merece...orphan-comics.blogspot.com dá um grito lá! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, além de mim você deve ser o 2º ou 3º Willians que encontro na vida. Valeu xará (com 2 ls e ns no final - perdi a conta de quantas vezes repeti essa frase quando disse meu nome). E passei no Orphan e gostei muito! Você praticamente só fala de gibis que fogem do lugar comum, o que é ótimo para quem procura obras menos badaladas mas de qualidade inquestionável. Já está nos meus favoritos! Parabéns pelo excelente trabalho.

      Excluir