domingo, 15 de maio de 2011

Tapa na cara - Dentada no cérebro

tirapromo_vigor_1-copy

Quando moleque (mas moleque mesmo, com 9 ou 10 anos), costumava pegar um gibi de forma desencanada. Lia por puro prazer de juntar as palavras e descobrir como aqueles balõezinhos  formavam vozes na minha cabeça.

Vozes que eu – claro – reproduzia nas minhas solitárias brincadeiras ao pé da escada lá de casa (23 degraus, não me esqueço, tenho uma cicatriz para cada um deles). Vozes que décadas mais tarde seriam fundamentais em minha carreira no teatro.

Claro que isso foi antes de Frank Miller virar de cabeça para baixo o mundo dos comics. Era um tempo em que o gibi era só um gibi. Simples assim.

Não havia tantas reviravoltas, sagas intermináveis, 617 títulos diferentes interligados na mesma história e essas mortes e ressurreições que já perderam totalmente a credibilidade.

A história era aquilo que era. No máximo continuava na edição seguinte.

Por isso me incomoda demais a insistente mania que muita gente tem de transformar o quadrinho nacional em um mundo habitado de super seres. É gente demais querendo ser Frank Miller e quase ninguém querendo ser Flávio Colin.

Então quando pego um gibi desencanado, cheio de bom humor e falando português de um jeito que a gente entenda, comemoro. Não é coisa que acontece todo dia, mas felizmente tem acontecido cada vez mais nos últimos tempos.

vigor_mortisEsse é o caso de Vigor Mortis Comics (Zarabatana Books, R$ 30,00).

Sei, latim e inglês no título…

Mas não se enganem, Vigor Mortis está lá na capa porque é o nome da Cia de Teatro Vigor Mortis. Já o Comics do título, bem, isso é só uma das muitas piadas do gibi e faz referência direta aos pulps de terror que embalaram milhares de moleques nas décadas de 40 e 50.

Vocês podem estar se perguntando: Companhia de Teatro? Gibi? Mas que troço é esse?

Explico: Vigor Mortis é o nome de um grupo teatral curitibano, que se inspirou no Tréâtre du Grand Guignol parisiense ( o clássico Teatro dos Horrores ) e que há 14 anos brinda o público com encenações banhadas de sangue e bom humor, com uma estética que se utiliza, se inspira e abusa de elementos próprios dos quadrinhos. Uma mistura doida de teatro, quadrinhos e cultura pop, sem perder a identidade nacional.

Se ficasse só no teatro já seria bom. Mas eis que Paulo Biscaia Filho, dramaturgo e diretor do grupo, resolveu transformar seus seres cênicos em carinhas bidimensionais, com balões simulando falas, sarjetas, quadros e recordatórios…

Não se trata de uma adaptação de uma das peças do grupo, mas sim de uma extensão às montagens, do aproveitamento das personagens numa outra forma de arte.

E o resultado é surpreendente, divertido e, por mais estranho que possa parecer, teatral! Seus zumbis, vampiros (no caso uma vampira com uma dúvida do tamanho da Transilvânia) e demais neuróticos de plantão se sentem bastante à vontade no gibi, como se desde sempre estivessem por ali.

A impressão que se tem ao ler o gibi é que alguma desgraça nuclear ou radioativa atingiu o teatro em que a Companhia ensaiava, transformando os atores nas personagens que representavam e que todos juntos – após um daqueles dias pesados de trabalho – resolveram sair pela noite curitibana pra tomar uma cerveja, arrumar uma trepada, matar um ou outro abusado e comer alguns cérebros.

E para isso Biscaia contou com o talento de José Aguiar e DW, velhos conhecidos de quem curte quadrinhos nacionais e também colaboradores do grupo em diversas encenações. O casamento (ou funeral, dependendo do humor de quem lê) é perfeito.

A revista é toda em preto, branco e… vermelho! A mistura valoriza tanto a temática quanto o traço estilizado de Aguiar e a tn_280_651_Vigor_Mortis_1_14-04beleza plástica de DW.

Um gibi imperdível, com gosto de gibi de verdade, pra se ler num fôlego só.

Vigor Mortis desencavou uma tradição dos quadrinhos há muito esquecida. Sem dúvida alguma um tapa na cara das pretensiosas produções da Brodway, digo, da maior parte da produção nacional. Principalmente se acompanhado, claro, de uma boa dentada no cérebro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário