quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

2011

ed216101001945
Que ano…

Tudo o que eu queria quando me afastei do teatro no final de 2010 era um pouco de sossego pra resolver uma penca de problemas aqui em casa.

As vezes me pergunto porque fui dar ouvidos a minha esposa e ao Lucas Pimenta pra fazer um blog.

Fiz.

E nunca me diverti tanto.

2011 começou com o pé na porta da minha pacata vidinha suburbana. Culpa do Wellington Srbek. Janeiro nem tinha chegado na metade e eu já ia fazer um gibi pra Editora Nemo.

al173100001944Não sei exatamente se já deixei claro o que isso representou pra mim. Eu sou um leitor compulsivo de quadrinhos. Aprendi a ler com eles quando tinha apenas 6 anos. E lá se vão 33 anos e milhares e milhares de gibis.

Meu primeiro sonho foi ser desenhista de quadrinhos. Sou um mal desenhista mas, ao que tudo indica, tenho jeito pra escrever.

E não é todo dia que a gente consegue realizar um sonho de infância.

Mas 2011 também foi um ano pra estreitar amizades.
O Will, o Laudo, o maluco do Daniel Esteves, o Flavio Luiz, a galera do Quarto Mundo, o Gilmar, o Gustavo e, claro, o Wanderson, que aturou por meses minhas loucuras e apesar disso conseguiu manter a sanidade e o talento intactos pra desenhar Sonho de Uma Noite de Verão.

E também mais um monte de gente que conheci na estrada e por quem fiquei encantado, como o Aloisio de Castro, os gêmeos Magno e Marcelo Costa, o Kris Zullo, o Arnaud, o Rafael Química, o trio gaúcho Pax, Azeitona e Santolouco (talentosíssimos malucos e gente da melhor qualidade) e mais um monte de profissionais e leitores aos quais já peço desculpas antecipadas pela imperdoável indelicadeza por não cita-los nominalmente aqui. Culpa da minha memória de formiga sem antenas.

E o ano de 2011 também marcou a despedida da Livraria HQMix.

Calma, caso você tenha ficado fora no último mês, a HQMix não acabou. Apenas vai sair da Praça Roosevelt, no centro de São Paulo.

O que só aumenta minha admiração e amizade pelo Gual, pela Dani e pelo Floreal.

Mesmo com as incertezas que um processo de mudança desses causa, eles nunca deixaram a peteca cair. Devo a eles algumas das minhas melhores conversas durante o ano de 2011 e – sem qualquer sombra de dúvidas – minha eterna gratidão por toda a amizade e carinho que eles, incondicionalmente, sempre ofereceram a mim e a minha esposa (que continua toda parafusada).
E como não poderia deixar de ser, devo muito (mas muito mesmo) ao Lucas Pimenta, ao Sergio Barreto e ao Marcello Fontana. A amizade deles é um dos meus principais faróis. Graças a esses baianos (o Marcello diz que é mineiro, mas acho que é mentira) atravessei todo o ano de 2011, apesar dos buracos que peguei.

E tem também o Adalton, o Portilho e toda a turma do Quadro a Quadro. É uma delícia fazer parte dessa turma.

E para o ano que vem a lista só aumentará, tenho certeza.

De cara já posso contar que virá mais um volume da coleção Shakespeare em Quadrinhos, pela Nemo, e mais dois projetos bem bacanas em parceria com o Will.

E que venha 2012!

E a gente se encontra por aí…

Lillo – 22/12/2011
wonder-woman-xmas

5 comentários:

  1. Acho que sobrei... vou levar sempre a culpa por algo que não tenho culpa... Que culpa teria eu pelo seu talento?
    Eu só plantei a semente... E se tenho que levar a culpa por tudo isso... Que seja então... Indiretamente eu sou culpado por terem descoberto um talentoso roteirista...
    Uma nova adaptação de Shakespeare e dois trabalhos com o Will... Já imagino o quão mágico será esperar e fantástico lê-los!

    Só não pode esquecer que me deve uma ajuda e duas parcerias...

    Com amor do seu irmão baiano,

    Lucas

    ResponderExcluir
  2. Aliás, já passou da hora de começarmos essas parcerias, não?
    É culpado sim! Não fuga às suas responsabilidades! A adaptação do Shakespeare ainda não posso revelar qual peça será, mas estou empolgadíssimo.
    Já om o Will temos uma história do Demetrius Dante e uma história de fé e morte chamada "Clara de Deus". Fica tranquilo que no momento certo eu revelo mais. Abração!

    ResponderExcluir
  3. 2011 foi realmente muito legal.
    E a cena de quadrinhos no Brasil tem enfim vislumbrado um destaque maior para os artistas brazucas.
    Espero que 2012 seja ainda melhor.

    ResponderExcluir
  4. Olá Marcel!
    2011 foi um ano surpreendente para os quadrinhos nacionais. 2012 promete, e muito. Tem trabalhos novos do Gustavo, Laudo e Esteves. A Nemo investindo pesado nos nacionais, a Barba Negra ainda não anunciou, mas a julgar por 2011 podemos esperar coisa muito boa, a Quadrinhos na Cia já anunciando seus lançamentos... Enfim, 2012 tem tudo para ser ainda melhor que 2011.
    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
  5. Lillo;

    Na noite mais densa de 2011 a tropa de Lanternas Verdes composta por você, Lucas e Marcelão estava lá pra não me deixar cair. Pode ter certeza de que seu nome está gravado na placa de amigos que tem aqui no meu coração. Valeu irmão!

    E que em 2012 as parceria quadradas decolem. Tenho umas ideias pra desenvolver com o Marcelo, com o Lucas e uma fermentando na cabeça e que eu acho que vai ser nóis na fita... :-)

    ResponderExcluir