domingo, 16 de janeiro de 2011

3ª Semana do Quadrinho Nacional–Ken Parker Blog

Matéria publicada em parceria com o Quadro a Quadro e o KPblog

Cartaz da 3ª Semana do Quadrinho Nacional

De 23 a 31 de janeiro, o Ken Parker Blog está promovendo sua 3ª Semana do Quadrinho Nacional.

Imagine você se tivesse a oportunidade de convidar vários desenhistas para reinterpretarem seu personagem de quadrinhos favorito. E melhor ainda, ao lado de um personagem brasileiro.

Foi essa a idéia que em janeiro de 2009 o baiano Lucas Pimenta propôs ao amigo e parceiro de blog João Guilherme. Juntos eles prepararam o convite e começaram a divulgação do evento que ocorreria durante a última semana de janeiro, em comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional.

O Dia do Quadrinho Nacional é comemorado em todo 30 de janeiro, data em que – no já longinquo ano de 1869 – foi publicada NHÔ QUIM, a primeira história em quadrinhos brasileira, pelas mãos do brasileiríssimo italiano Ângelo Agostini – genial artista do século XIX, que deixou o Império de cabelo em pé com suas ferinas ilustrações e de quebra foi um dos precursores da Nona Arte.

Ken Parker, por WillInicialmente, seria uma celebração dos quadrinhos nacionais e uma homenagem a imortal criação de Berardi e Milazzo.

O que Lucas e João não esperavam é que já na primeira edição artistas de peso como Adauto Silva, Flavio Luiz e Will fossem contribuir com suas visões personalíssimas do herói, sempre acompanhado de um personagem brasileiro ou com alguma referência aos quadrinhos nacionais.

Ken Parker, por SpaccaA idéia pegou e gerou uma segunda edição em 2010. E para surpresa de todos, naquele ano, a participação foi ainda maior e contou com a colaboração de artistas badalados como Spacca e com a contribuição considerada um dos maiores orgulhos do evento: uma ilustração feita pelo genial Julio Shimamoto.

E agora o evento está de volta!

Para participar, basta preparar uma ilustração de Ken Parker ao lado de um personagem dos quadrinhos nacionais e encaminha-la até o dia 22 de janeiro para o e-mail kenparker.blog@gmail.com.

O Evento este ano também promoverá um concurso: o leitor que identificar o maior número de personagens no cartaz oficial (feito pelo Bira Dantas exclusivamente para a Semana) ganhará uma arte original do Bira, feita especialmente para o ganhador (ou ganhadores, em caso de empate). As respostas devem ser enviadas também para o e-mail kenparker.blog@gmail.com.

Então mãos a obra!

E vida longa a iniciativa do Ken Parker Blog.

O personagem na visão do Mestre Shima

2 comentários:

  1. e aé, Lillo? Tudo beleza?
    Não esquenta com esse negócio de tecnologia gringa, é que eu sou persona non grata aos usurpadores desse nosso país. Mas fico lisongeado pelo batismo da Trincheira Solitária.
    Ou você não transferiu meus posts por te chamar de canalha?
    Como me conhece, sabe que é carinho essa forma de tratamento!
    Bom ano procê, canalha!

    ResponderExcluir
  2. Seus posts foran considerados spam pelo google e retirados automaticamente!
    Puta sacanagem. Consegui reverter importando tudo de novo (lá pela 8ª vez)e desabilitando metade das opções de segurança do meu perfil (ê bicho perigoso você). Mas fica tranquilo que agora todas as suas postagens estão lá. Driblamos os gringos!!! Bom ano pra você também figura!

    ResponderExcluir